segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

OS TRANSTORNOS INVASIVOS DO DESENVOLVIMENTO



PARTE 4 – O TRANSTORNO DESINTEGRATIVO DA INFÂNCIA (TID)



Podemos observar que, no caso do TRANSTORNO DESINTEGRATIVO DA INFÂNCIA (TID), o indivíduo apresenta um desenvolvimento aparentemente normal, pelo menos durante os dois primeiros anos após o nascimento. As características relativas à comunicação verbal e não verbal, aos relacionamentos sociais, aos jogos e aos comportamentos adaptativos apropriados à idade figuram dentro dos padrões de normalidade.
Após esse período de desenvolvimento considerado normal, a criança começa a perder as habilidades adquiridas (depois dos 2 e antes dos 10 anos de idade) em pelo menos duas das seguintes áreas: linguagem expressiva ou receptiva; habilidades sociais ou comportamento adaptativo; controle intestinal ou vesical; jogos e habilidades motoras.
Observamos também anormalidades do funcionamento em pelo menos duas das áreas descritas a seguir.
- Prejuízos qualitativos na interação social: como dificuldade em relação aos comportamentos não verbais, fracasso para desenvolver relacionamentos com seus pares, falta de reciprocidade social ou emocional.
- Prejuízos qualitativos na comunicação: como atraso ou ausência da linguagem falada, incapacidade para iniciar ou manter uma conversação, uso estereotipado e repetitivo da linguagem, falta de jogos variados de faz de conta.
- Padrões repetitivos, restritivos e estereotipados de comportamento, interesse e atividade, incluindo estereotipias motoras e maneirismos.
Trata-se de um transtorno pouco conhecido e há poucas indicações de como lidar com ele. Não sabemos a sua origem e, em geral, as crianças que são acometidas por esse transtorno podem chegar a um grau de retardamento mental severo durante o curso da doença. As medidas de primeira linha de tratamento são, como no transtorno de Rett, a fisioterapia, a terapia ocupacional e a hidroterapia. A atenção educacional deve se ocupar principalmente com exercícios psicopedagógicos, treinamento de atenção e concentração.
 O diagnóstico só é prescrito quando a perturbação não é melhor caracterizada como um outro TRANSTORNO INVASIVO DO DESENVOLVLIMENTO (TID) específico ou como esquizofrenia. Devemos observar que esse transtorno também é conhecido como SÍNDROME DE HELLER, DEMÊNCIA INFANTIL ou PSICOSE DESINTEGRATIVA.

REFERÊNCIAS
FACION, José Raimundo. Transtornos do Desenvolvimento e do Comportamento/José Raimundo Faciona. – Curitiba: Intersaberes, 2013. (Série Inclusão Escolar). p. 67-69.

RICARDO TORQUATO

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