PARTE 4 – O TRANSTORNO DESINTEGRATIVO DA
INFÂNCIA (TID)
Podemos
observar que, no caso do TRANSTORNO DESINTEGRATIVO DA INFÂNCIA (TID), o
indivíduo apresenta um desenvolvimento aparentemente normal, pelo menos durante
os dois primeiros anos após o nascimento. As características relativas à
comunicação verbal e não verbal, aos relacionamentos sociais, aos jogos e aos
comportamentos adaptativos apropriados à idade figuram dentro dos padrões de
normalidade.
Após
esse período de desenvolvimento considerado normal, a criança começa a perder
as habilidades adquiridas (depois dos 2 e antes dos 10 anos de idade) em pelo
menos duas das seguintes áreas: linguagem expressiva ou receptiva; habilidades
sociais ou comportamento adaptativo; controle intestinal ou vesical; jogos e
habilidades motoras.
Observamos
também anormalidades do funcionamento em pelo menos duas das áreas descritas a
seguir.
-
Prejuízos qualitativos na interação social: como dificuldade em relação aos
comportamentos não verbais, fracasso para desenvolver relacionamentos com seus
pares, falta de reciprocidade social ou emocional.
-
Prejuízos qualitativos na comunicação: como atraso ou ausência da linguagem
falada, incapacidade para iniciar ou manter uma conversação, uso estereotipado
e repetitivo da linguagem, falta de jogos variados de faz de conta.
-
Padrões repetitivos, restritivos e estereotipados de comportamento, interesse e
atividade, incluindo estereotipias motoras e maneirismos.
Trata-se
de um transtorno pouco conhecido e há poucas indicações de como lidar com ele.
Não sabemos a sua origem e, em geral, as crianças que são acometidas por esse
transtorno podem chegar a um grau de retardamento mental severo durante o curso
da doença. As medidas de primeira linha de tratamento são, como no transtorno
de Rett, a fisioterapia, a terapia ocupacional e a hidroterapia. A atenção
educacional deve se ocupar principalmente com exercícios psicopedagógicos,
treinamento de atenção e concentração.
O diagnóstico só é prescrito quando a
perturbação não é melhor caracterizada como um outro TRANSTORNO INVASIVO DO
DESENVOLVLIMENTO (TID) específico ou como esquizofrenia. Devemos observar que
esse transtorno também é conhecido como SÍNDROME DE HELLER, DEMÊNCIA INFANTIL
ou PSICOSE DESINTEGRATIVA.
REFERÊNCIAS
FACION, José Raimundo. Transtornos do Desenvolvimento e do Comportamento/José Raimundo Faciona.
– Curitiba: Intersaberes, 2013. (Série Inclusão Escolar). p. 67-69.
RICARDO TORQUATO
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