PARTE 5 – TRANSTORNO INVASIVO DO DESENVOLVIMENTO
SEM OUTRA ESPECIFICAÇÃO (TID-SOE)
De
acordo com o DSM-IV-TR (2003, p.111), o diagnóstico de transtorno invasivo do
desenvolvimento sem outra especificação (TID-SDE) deve ser utilizado.
(...)
quando existe um comprometimento grave e global do desenvolvimento da interação
social recíproca ou de habilidades de comunicação verbal e não verbal, na
presença de estereotipias de comportamentos,
interesses e atividades, sem que sejam satisfeitos os critérios para o
Transtorno Global do Desenvolvimento específico, Esquizofrenia, Transtorno de
Personalidade Esquizotípica ou Transtorno de Personalidade Esquiva.
A
formulação diagnóstica só é dada em situações quando há suspeita sobre um
possível TID, porém os critérios para confirmá-la não são satisfeitos. Uma
pessoa, por exemplo, pode ter alguns comportamentos típicos do transtorno
autista, entretanto o conjunto dos sintomas não é suficiente para fechar o
diagnóstico. Por outro lado, ela pode ter também alguns sintomas de Rett ou de
Asperger, mas eles somente não permitem concluir pela definição desses
transtornos. É aí então que o diagnóstico de TID-SOE é formulado, no qual
existe a presença de autismo atípico, quando os sintomas manifestam-se
tardiamente.
REFERÊNCIAS
FACION, José Raimundo. Transtornos do Desenvolvimento e do Comportamento/José Raimundo Faciona.
– Curitiba: Intersaberes, 2013. (Série Inclusão Escolar). p. 71-72.
RICARDO TORQUATO
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